top of page
Markus Lothar Fourier

Treinando seu papel profissional

Atualizado: 31 de jul.



Logo que comecei a atuar como psicólogo clínico, um fenômeno começou a surgir em meus atendimentos: muitas das pessoas que me procuravam traziam questões profissionais como suas principais angústias. Dada minha experiência no ambiente profissional, senti um impulso para abordar a terapia de uma maneira ligeiramente diferente. Comecei, então, a desenvolver um trabalho com um formato híbrido, meio terapia, meio treino, que fez bastante sentido para algumas pessoas. Para me assegurar e desenvolver essa prática, fui atrás de literatura científica e descobri que já existia algo chamado de Terapia do Papel Profissional - TPP, e foi assim que nasceu este trabalho.


A TPP engloba abordagens e compreensões da psicologia clínica, da Teoria dos Papéis e de metodologias ativas, como jogos, exercícios e role-plays, cuja função é facilitar o desenvolvimento de novas atitudes e comportamentos. Meu objetivo é que ele ajude as pessoas em 3 instâncias:

  • Reflexões e autoconhecimento para melhores decisões profissionais.

  • Desenvolvimento de novas competências relacionais no trabalho.

  • Cuidado e promoção da saúde mental da pessoa de forma integral.


Quero enfatizar que este trabalho serve à saúde do indivíduo, proporcionando condições para escolhas congruentes.


A TPP é um processo de coaching?

Não, os processos de coaching, ao menos aqueles que eu conheço, atuam na esfera cognitiva e geralmente desconsideram aspectos mais profundos, como as emoções, as motivações inconscientes e os mecanismos de defesa, por exemplo.

Na TPP, todas essas questões serão consideradas para que cada pessoa encontre estratégias de enfrentamento possíveis para si, considerando suas limitações e potências, de forma singular.


“O jabuti precisa saber que é um jabuti, pois se ele tentar imitar a tartaruga, morrerá afogado”.


Como funciona a TPP?

O processo é flexível, permitindo encontros individuais ou em grupo, com cada participante determinando o início e o fim de sua jornada. Ele existe também em formatos adaptados às empresas, com começo, meio e fim programados. Em ambas as situações, o procedimento engloba as reuniões (presenciais ou virtuais) e alguns conteúdos e exercícios, que são distribuídos conforme as demandas e necessidades dos indivíduos. Não existe aula programada ou tema definido previamente. A TPP é um processo calcado na experiência subjetiva das pessoas, e os assuntos servem apenas como auxiliares nas mudanças desejadas.


A quem se destina a TPP?

Para qualquer indivíduo que esteja enfrentando angústias ou desafios em sua atividade profissional, ou que busque aprimorar suas habilidades relacionais no ambiente de trabalho - tais como empatia, comunicação, assertividade, colaboração, liderança e tomada de decisões.

Se você ficou com dúvidas ou quer mais informações, escreva-me e vamos conversar.

Posts recentes

Ver tudo

Depressão em Atletas

Recentemente, o tenista Andrey Rublev fez uma declaração impactante durante um torneio, revelando sua luta contra a depressão há muitos...

Você sente que não está vivendo?

Você já teve a sensação de que sua vida está escapando por entre os dedos, ou que o tempo está passando e você não está realmente...

Você é coerente? 

O impacto das regras implícitas na vida psicológica: uma abordagem científica. O que é coerência? A coerência é uma ideia importante na...

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page